Em Belém, nos dias de Herodes

Nos evangelho de são Lucas e são Mateus, o leitor, certamente encontrará boa parte dos relatos da vida do Filho de Deus, enviado pelos céus para tira todo pecado do mundo, nestes textos de fácil interpretação, a primeiros olhos, encontramos com grande clareza e riqueza os escritos deixados pelos evangelistas Lucas e Marcos, para que todas as gerações futuras possam deles conhecer os fatos e acontecimentos que desafiava os povos daquela época.

   No entanto nos evangelhos de Lucas e Mateus,  não aparecem uma  data   precisa  do nascimento  do  menino Jesus.  Escreve  Lucas  (1,5).  “Houve  no  tempo de  Herodes,  rei  da Judéia”, e Mateus (2,1): “tendo, pois, nascido Jesus (...)  no tempo do rei Herodes”.

          Cristo, no entanto, não foi enviado para simplesmente falar do reino que nos espera, mas sim, para que posamos contemplar os prodígios de Deus sobre a terra. Em suma, percebe-se que as datas no contexto bíblico, não tinha tanta importância, o importante era o fato em si mesmo,

O primeiro parecer visto pelos biógrafos, antes de tudo, guiar-se por duas explicações: explicar como Jesus, embora concebido por obra do espírito santo sem qualquer intervenção do homem, pode ao mesmo tempo ser descendente de Davi; e demonstrar como a vida foi marcada pelo drama desde o início, rodeado por reis magos e perseguido por Herodes. 

O mesmo ocorre com Lucas, que dedica um espaço maior ao relato da anunciação a Maria e do aviso do nascimento de Jesus aos pastores do que ao nascimento propriamente dito.

Finalmente, se os dois evangelhos têm muitas coisas em comum, não menos numerosas são as diferenças entre ambos. Mateus narra os acontecimentos, por assim dizer, do ponto de vista de José, que, para ele, é um personagem de primeiro plano; Lucas, porém, segue a perspectiva de Maria. É bom saber também que os evangelhos não são uma crônica e sim testemunhos e relatos de acontecimentos.

Por isso é bom não cairmos em tentação de unificar os dois evangelistas, com o  intuito de oferecer uma sucessão verossímil dos acontecimentos, sendo mais interessante e respeitosos a permanência e preservação dos relatos como o original.        

                                           

                                                                                  Wagner Domingos Barbosa

                                                                                               Belo Horizonte

                                                                                                       2009

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

POPPOVIC, P. Paulo. Jesus, Rio de Janeiro , v. 1, n. 1, p.1-2, 1986.

CASTRO, Frei João J. P.(residente). Biblia Sagrada. 55, ed. São Paulo. Ave Maria. p.1345,